No Brasil , os efeitos são avassaladores, devido a fragilidade social e vulnerabilidade de grande parte da população.
Atualmente, muitos países já estão retomando o estado de Lockdown, em função da assim chamada “segunda onda” de contaminação.
Em nosso país, a pandemia da COVID19 também segue seu curso, com a redução das hospitalizações de casos graves em algumas regiões e picos em outras.
Com base em vasta revisão de artigos nacionais e internacionais, e também na experiência da prática profissional em ambiente hospitalar, dez terapeutas ocupacionais no país se reuniram buscando formular o primeiro Guideline da área, exclusivo para pandemia do COVID19, registrando diretrizes para assistência terapêutico ocupacional e perspectivas pós pandemia.
Essas diretrizes cientificamente fundamentadas sobre as intervenções de terapia ocupacional no cuidado de pessoas diagnosticadas com COVID19, e sobre as perspectivas da atenção pós pandemia, tiveram como objetivo apresentar recomendações aos Terapeutas Ocupacionais, sobre o manejo clínico de pacientes com COVID19 em diferentes níveis de atenção, favorecendo assim a assistência segura, e com qualidade técnica e cientifica.
O artigo, na íntegra pode ser acessado livremente no link disponibilizado abaixo:
http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/173471
(Resenha publicada nas redes sociais pelo vice presidente do CREFITO3, Dr.Adriano Conrado Rodrigues, em 12|11|2020)