TO BOITUVA
6 de setembro de 2020
Terapia Ocupacional e Pacientes com Câncer
6 de fevereiro de 2021

Segunda Onda COVID19


Profissionais de Saúde estão preparados para a Segunda Onda COVID19 no Brasil?

A Pandemia da COVID19 tem se espalhado pelo mundo, de forma incontrolável e assustadora!

No Brasil , os efeitos são avassaladores, devido a fragilidade social e vulnerabilidade de grande parte da população.

Atualmente, muitos países já estão retomando o estado de Lockdown, em função da assim chamada “segunda onda” de contaminação.

Em nosso país, a pandemia da COVID19 também segue seu curso, com a redução das hospitalizações de casos graves em algumas regiões e picos em outras.

Isso nos deixa em estado de alerta, e também evidencia a necessidade de mantermos os profissionais de saúde atualizados continuamente acerca desta doença ,em termos de impacto social,  das questões relacionadas ao desempenho dos  papeis ocupacionais, autonomia, saúde física, saúde mental entre outros tantos objetivos Terapêuticos Ocupacionais.

Com base em vasta revisão de artigos nacionais e internacionais, e também na experiência da prática profissional em ambiente hospitalar, dez terapeutas ocupacionais no país se reuniram buscando formular o primeiro Guideline da área, exclusivo para pandemia do COVID19, registrando diretrizes para assistência terapêutico ocupacional e perspectivas pós pandemia.

Essas diretrizes cientificamente fundamentadas sobre as intervenções de terapia ocupacional no cuidado de pessoas diagnosticadas com COVID19, e sobre as perspectivas da atenção pós pandemia, tiveram como objetivo apresentar recomendações aos Terapeutas Ocupacionais, sobre o manejo clínico de pacientes com COVID19 em diferentes níveis de atenção, favorecendo assim a assistência segura, e com qualidade técnica e cientifica.

Esta obra eleva a Terapia Ocupacional brasileira ao nível mundial de colaboração e atenção contra a pandemia COVID19.

O artigo, na íntegra pode ser acessado livremente no link disponibilizado abaixo:

http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/173471

(Resenha publicada nas redes sociais pelo vice presidente do CREFITO3, Dr.Adriano Conrado Rodrigues, em 12|11|2020)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

English EN German DE Portuguese PT Spanish ES
Posso ajudar?