Por que TERAPIA OCUPACIONAL?
26 de julho de 2021
TERAPIA OCUPACIONAL e Reabilitação Pós COVID-19
30 de setembro de 2021

Distúrbios tratados na Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do indivíduo em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.

É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde.

Todo indivíduo que apresente algum desequilíbrio em seu organismo, como lesão, trauma ou doença, seja momentâneo ou duradouro, que impeça o pleno exercício de seus papéis sociais, como estudar, trabalhar, cuidar de uma casa,  entre outras atividades, deve procurar um terapeuta ocupacional.

O terapeuta ocupacional estará pronto a reabilitar ocupações funcionais alteradas, habilitar novas ou mesmo analisar condições extremas para paliação de sintomas, quando necessário.

Ações lúdicas, artesanais e até artísticas, estimulam a participação ativa dos pacientes ao longo do processo terapêutico, com o intuito de auxiliar na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais e ainda, proporcionar melhorias na qualidade de vida.

Algumas áreas de atuação do terapeuta ocupacional:

  • Educação, atuando com pessoas que apresentem dificuldades diversas para o aprendizado, deficientes ou não.
  • Saúde mental, para pessoas com distúrbios psíquicos que sofram o impacto nos seus papéis sociais e ocupacionais.
  • Saúde Física, ajudando no restabelecimento de pessoas com incapacidades temporárias ou permanentes, que impactam nas suas ocupações cotidianas.
  • Gerontologia, atuando na manutenção da independência, autonomia, e consequentemente reintegração social de idosos
  • Reintegração social, para pessoas em processo de recuperação de vício em drogas, indivíduos carentes e, também jovens e adultos infratores que estejam em processo de reintegração à sociedade.

As atividades adequadas são personalizadas e prescritas para cada paciente através do estudo sobre a patologia desenvolvida, o impacto nas suas ocupações cotidianas e papéis ocupacionais, assim como o estilo de vida de cada pessoa, só então o processo terapêutico é implementado buscando o desenvolvimento, autonomia e independência do paciente.

O principal objetivo da Terapia Ocupacional é incentivar o paciente a ter de volta sua independência e autonomia em atividades cotidianas, é um processo terapêutico que estimula a confiança e a autoestima, levando ao sentimento de felicidade e de realização pessoal de cada indivíduo.

Compartilhe e comente,

Até o próximo!

Acesse nosso site – https://www.walkyriato.com.br

#occupationaltherapy #ergoterapie #reabilitação #pediatria #terapiaocupacional #terapeutaocupacional #terapiaocupacionalcomamor #terapiaocupacionalporamor #toinfantil #vidadeTO #caminhosdaTO #toporamor #tocomamor #TO #setembroamarelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

English EN German DE Portuguese PT Spanish ES
Posso ajudar?