Síndrome de Down e a Terapia Ocupacional
13 de março de 2022
Autismo e a Terapia Ocupacional
5 de abril de 2022

Dia Mundial de combate à Tuberculose

Considerada uma das doenças infecciosas mais antigas do mundo a TUBERCULOSE  embora seja evitável e curável é transmissível e pode matar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que quase 4 mil pessoas morrem por dia no mundo e cerca de 28 mil ficam doentes. 

Os números assustadores têm relação também com a pandemia da Covid 19, pois houve menor demanda para cuidados preventivos de muitas doenças, entre elas a tuberculose. A falta de investimento suficiente nos últimos dois anos no combate à doença, para detectar e evitar a transmissão, deve ser considerada como fator agravante do quadro, segundo a OMS. 

A DOENÇA E OS SINTOMAS

A tuberculose é definida como uma doença bacteriana, ou seja, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de BACILO DE KOCH. Afeta tradicionalmente o pulmão, mas pode atingir outros órgãos do corpo humano e até mesmo os ossos, dependendo de sua gravidade. Muitas pessoas podem servir de incubadoras do bacilo koch , ainda que nunca apresentem sintomas relacionados à doença, que são : tosse forte e frequente por mais de duas semanas, expelimento de catarro, catarro com sangue, febre, dor no peito, falta de ar, cansaço, perda de apetite,  e rouquidão. 

A transmissão ocorre de forma aérea por partículas, durante a fala, espirro e tosse das pessoas infectadas com a doença ativa – pulmonar ou laríngea.

Vamos falar sobre os tipos de tuberculose adiante.

TERAPIA OCUPACIONAL E TUBERCULOSE

No sentido de desenvolver as potencialidades ocupacionais do paciente o TO, por meio de análise, atua promovendo recursos terapêuticos específicos utilizados para a melhoria da capacidade respiratória e física, conseguindo dar qualidade ao dia a dia do paciente. O foco, está na percepção do portador de tuberculose sobre o seu corpo e na alteração da funcionalidade das rotinas.

Recaídas, idéias difusas sobre contágio, efeitos colaterais e descrença no tratamento incapacitam a percepção do indivíduo de pensar e geram resistência física. A terapia ocupacional promove com empatia e acolhimento a estimulação do “ ser e o estar “ no paciente para que ele consiga alcançar o grau máximo de autonomia e independência.

Partindo do princípio de que, uma das funções do terapeuta ocupacional é auxiliar na recuperação de perdas físicas, mentais e sociais, pode se dizer que a sua atuação é imprescindível para com o paciente idoso acometido por tuberculose. Devido às consequências naturais relacionadas ao envelhecimento como fragilidade óssea, perda da elasticidade do tecido conjuntivo, diminuição da força muscular e artrite e as limitações cognitivas, como diminuição da atenção e perda progressiva da memória.

TIPOS DE TUBERCULOSE 

A tuberculose PULMONAR afeta somente os pulmões e a EXTRAPULMONAR, quando a bactéria sai do sistema respiratório, também atinge órgãos como pleura , gânglios, meninges, intestino e sistema osteoarticular.

No mês da conscientização do combate à TUBERCULOSE, o Ministério da Saúde começa a distribuir, de forma regular, um novo tratamento para a doença. O esquema conhecido como 3HP é composto pelos medicamentos RIFAPENTINA associada a ISONIAZIDA. Serve para reduzir o risco de desenvolvimento da tuberculose ativa nas pessoas que tiveram contato com o bacilo, ajudando a interromper a cadeia de transmissão da doença. 

#EndTB #tuberculose #sintomas #saude #terapiaocupacional #reabilitar #tratamento #oms #tb #covid #cognitivo #respiratorio #pulmao #idoso #saudemental

Referências: editoraappris.com.br | Terapia Ocupacional e Tuberculose Pulmonar – Cuidados e Práticas | pesquisa.bvsalud.org – artigo sobre as dificuldades e projeções diárias , cuidados Tuberculose | seer.unirio.br – pesquisa sobre a contribuição da TO para o tratamento da Tuberculose | crefito14.org.br | paho.org | bvsms.saude.gov.br | agenciabrasil.ebc.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

English EN German DE Portuguese PT Spanish ES
Posso ajudar?